Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Politicamente Correto - CAPITALISMO & SOCIALISMO


Todo o extremismo é burro e toda a censura também. Nos tempos de hoje a censura vem através do 'Politicamente Correto". Durante o período de vinte anos seguidos a Revolução Vitoriosa de 31 de março de 1964, para uns, e de ditadura militar para outros a censura era "atuante" e restringia às liberdades de opressão. Palavras como comunismo, socialismo, capitalismo, revolução e outras muitas mais eram perseguidas e, as vezes, provocavam a prisão de quem as pronunciasse.
O tempo passou e as atitudes mudaram. Estudar sem orientações ideológicas ficou possível o acesso a documentos ficou mais fácil com o fim do sigilo, mas a história que presenciei não era mais contada. Ela esta sendo mudada pela noção do "Politicamente Correto". As palavras comunismo, capitalismo, socialismos, revolução e as outras muitas continuam tabu. Os que fazem usa dela dentro de seus significados são logo enquadrados dentro do "politicamente correto" sendo relegados ou ao silêncio ou ao descrédito público, ficando impossibilitados de defenderem seus argumentos.
Recentemente discuti sobre a colocação da palavra CAPITALISMO como justificativa de uma loucura cometida em função do lucro. Fiquei bastante desgastado. Não consegui argumentar. Não via o porque do "cumulo do Capitalismo" justificar os atos irresponsáveis de alguém. Resolvi então lançar no blog o que entendo como uma explicação de CAPITALISMO e SOCIALISMO, a fim de que meu pensamento seja entendido e coerente com os objetivos do "Logística do Golpe". Espero que entendam. Boa leitura:

O que é Capitalismo:

Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. (1500 grandes descobertas e o Mercantilismo). O feudalismo continuou existindo em alguns países até 1917 com a revolução Russa, onde até então perdurava.

O capitalismo é o sistema sócio-econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é privada e o governo existe para banir a iniciação de violência humana. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.

Dentro do capitalismo existem diversos tipos, como o capitalismo financeiro, que corresponde a um tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras. Juntamente com o capitalismo financeiro, surgiu o capitalismo industrial, que é quando as empresas evoluíram de manufatureiras para mecanizadas. Outro tipo foi o capitalismo informacional, que tem a tecnologia de informação como o paradigma das mudanças sociais que reestruturaram o modo de produção capitalista.

Um dos fenômenos do capitalismo é a globalização, que é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX. A globalização é gerada pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais.

O que é Socialismo:

Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela idéia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.

Karl Marx, um dos principais filósofos do movimento, afirmava que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada.

Todos os bens e propriedades particulares seriam de todas as pessoas e haveria repartição do trabalho comum e dos objetos de consumo, eliminando as diferenças econômicas entre os indivíduos.

O sistema socialista é oposto ao capitalismo, cujo sistema se baseia na propriedade privada dos meios de produção e no mercado liberal, concentrando a riqueza em poucos.

A origem do socialismo tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial). Na teoria marxista, o socialismo representava a fase intermediária entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo.

O socialismo sugeria uma reforma gradual da sociedade capitalista, demarcando-se do comunismo, que era mais radical e defendia o fim do sistema capitalista e queda da burguesia através de uma revolução armada.

No século XX, as idéias socialistas foram adotadas por alguns países, como: União Soviética (atual Rússia), China, Cuba e Alemanha Oriental. Porém, em alguns casos, revelou-se um sistema comunista constituído por regimes autoritários e extremamente violentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário